No dia 21 de novembro passado a cidade de Iporá ocupava o 43º lugar em Dengue no Estado de Goiás. Esta situação se agravou. Agora, só 8 cidades goianas estão pior do que Iporá em casos de Dengue. A cidade está agora em 9º lugar. A situação atual é considerada de alto risco, com índice 530,84. São 166 casos notificados entre 30 de junho e 21 de dezembro, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.
Em todo Estado de Goiás o aumento nos casos de Dengue chegou junto com o período chuvoso. Goiás já chegou a ser o terceiro Estado com mais casos de Dengue no Brasil, só perdendo para São Paulo e Minas Gerais.
Os representantes da gestão pública municipal afirmam que estão sendo tomadas as providências estratégicas para que a doença transmitida pelo mosquito Aedes Egypit seja coibida. A principal providência é com manejo ambiental em locais de risco. Mas sem mais colaboração dos moradores fica difícil. Se cada um fizesse a sua arte, evitando dar condições de procriação do mosquito transmissor, tudo ficaria mais fácil. Em tempo de chuva e de muito lixo em lotes baldios, o mosquito Aedes Egypit tem facilidade para procriar, picar as pessoas e colocar Iporá agora como 9º lugar no ranking de Dengue no Estado.