As terapias integrativas são um conjunto de técnicas que trabalham com a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e atuam inclusive no tratamento de diversas patologias de forma complementar aos tratamentos convencionais.
Essas terapias são em grande maioria milenares, de culturas orientais muito antigas, mas também com técnicas e métodos contemporâneos e atuais.
A ascensão dessas terapias no Brasil se deu a partir da década de 70, com um forte movimento naturista, desencadeado principalmente pela população bastante cansada da medicalização excessiva e de resultados poucos satisfatórios.
Esse movimento culminou então na busca por tratamentos e formas que possibilitassem a melhora na qualidade de vida para justamente prevenir doenças e agravos. Diria até que essa é a maior potência das terapias integrativas: a promoção da saúde.
Estimulado por políticas públicas internacionais, como a própria Organização Mundial de Saúde, o Brasil cria então uma política que atenda essa nova demanda. Em 2006 foi regulamentada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e atualizada em 2017 e 2018. Hoje, temos regulamentada em política pública, 29 terapias integrativas e racionalidades, entre elas o Reiki.
Atualmente, enquanto terapeuta integrativa, disponho do Reiki e das Barras de Access como técnicas que aplico em meus clientes quando buscam pelos meus atendimentos enquanto terapeuta. O Reiki é uma das técnicas mais antigas e que, através da imposição de mãos atua diretamente em situações ocasionadas pelo desgaste energético, melhorando a disposição, sono, ansiedade, sintomas de tristeza e depressão, entre outros aspectos, como já comprovado em diversos estudos científicos.
Já as Barras de Access, são 32 pontos que possuímos na cabeça associados a diversas áreas da vida, quando tocados durante a técnica, causam uma limpeza e desbloqueio dessas áreas na vida do paciente. Essas áreas correspondem a dinheiro, criatividade, controle, sexualidade, entre outras.
Tanto o Reiki quanto as Barras de Access, são técnicas que cuidam do ser humano como um todo. E esse olhar é importante pois os desequilíbrios que apresentamos em nossas vidas, como as doenças, por exemplo, vem de desequilíbrios de natureza espiritual, emocional e mental e que muitas vezes não olhamos. Quando despertados no corpo físico, é apenas uma manifestação de um desequilíbrio e causa anterior.
Atuar com essas técnicas me faz perceber a importância de olhar para o ser humano como um todo e não somente para a parte doente. Me fez compreender a importância também de liberar as amarras que nos prendem e nos impedem de vivermos a nossa verdade e felicidade em plenitude.