A Igreja Católica, por meio da Diocese de São Luís de Montes Belos, tomou a iniciativa que tem faltado ao poder público. Foi feito um grande investimento de construção de uma unidade para recuperação de dependentes químicos.
Com doações e bingão beneficente, há vários meses, vinham sendo construídas as obras do local batizado como FAZENDA MÃE DA SANTA ESPERANÇA. Localiza-se no município de Aurilândia. Foi feita com objetivo de atender dependentes químicos de toda região.
Antes, a Igreja adquiriu o terreno. Depois, vieram as obras. Estão ficando prontas para a inauguração marcada para o dia 6 de setembro, às 10 da manhã. Na ocasião, haverá a Romaria Diocesa de Inauguração da Comunidade Terapêutica Mãe da Santa Esperança. O Bispo Dom Carmelo está dirigindo seu convite às comunidades católicas da região para que prestigiem esta inauguração que marca época no Estado. No país, com iniciativa do catolicismo, existem várias unidades de Fazenda Esperança. Em Goiás, inaugura-se agora a primeira.
Filosofia de trabalho
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. Avaliada como a maior obra da América Latina desenvolvendo essa atividade e ajudando milhares de famílias, atualmente se encontra em mais de 10 países do ocidente ao oriente. Seu trabalho se baseia no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida.
As pessoas que neste estilo de vida encontram suas vocações, formam a Associação Internacional de Fiéis chamada Família da Esperança que tem como missão “levar a Esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro”, dada pelo papa emérito Bento XVI.