É véspera de período chuvoso: Gestão intensifica alerta sobre a Dengue
Mesmo não tendo parado com o combate as larvas do mosquito transmissor da DENGUE no período de estiagem, os cuidados devem ser redobrados agora que começa o período das chuvas.
Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde nessa época intensificam o combate, porém sem a colaboração da população não é o suficiente para acabar com os focos que muitas vezes ficam no interior das residências e sem acesso dos agentes.
É bom que todos recebam bem essas pessoas em suas casas e fiquem atentas as orientações repassadas por eles.
Vale ressaltar que o combate começa principalmente em nossas casas não deixando água acumulada em quintais, calhas, terrenos baldios. As caixas d’água tem que ter tampas e a população pode agir como fiscal, sempre informando a Secretaria de Saúde quando necessário.
Mais uma vez somos soldados convocados para essa guerra contra a DENGUE e todos sabem que ela mata. Quem já teve a doença ou teve uma pessoa próxima com a mesma sabe da agonia que é, e se a pessoa acometida for uma criança, o sofrimento é ainda maior.
O lixo produzido ainda é o maior proliferador do mosquito da DENGUE que agora também é o transmissor da FEBRE CHIKUNGUNYA outro tipo de doença transmitida pelo mosquito.
Acondicione o lixo em lugar adequado e fora do risco de acumular água, a prevenção pode salvar muitas vidas, pois a DENGUE e a FEBRE CHIKUNGUNYA podem matar.
Esse ano Iporá já recebeu Carta Verde da Secretaria de Estado da Saúde, essa carta significa “parabéns! Manter as ações” pelo trabalho empregado no combate a Dengue no Município.