A realização do pré-natal de uma gestante é um momento de muitas oportunidades, para a avaliação da saúde dessa mulher e do seu concepto. No decorrer da gestação as consultas de pré- natal tem a finalidade de classificar as gestações em baixo e alto risco, assim como em identificar as possíveis anormalidades com a gestante ou com o feto. Para isso serão necessários a realização de exames laboratoriais e de imagem.
O acompanhamento da gestação deverá ser com consultas regulares conforme orientação do ministério da saúde, sendo o mínimo de seis consultas com uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três consultas no terceiro trimestre. No momento dessas consultas serão solicitados exames como hemogramas, testes de glicemia, tipagem sanguínea, testes da mamãe (APAE), ultrassonografias entre outros. Podendo esses exames influenciar até mesmo no tipo de parto a ser realizado.
Com a realização de exames de imagem como a ultrassonografia morfológica isolada é possível identificar até 70% das malformações fetais, importante saber que hoje são reconhecidas como ultrassom morfológica os exames realizados em duas épocas diferentes da gestação entre 11 e 14 semanas chamado morfológico do primeiro trimestre e com 20 e 24 semanas morfológico do segundo trimestre de gestação. Realizados os dois exames no tempo certo é possível identificar até 90% das malformações fetais. Principalmente as doenças do cromossomo 21, 18 e 13 (Síndrome de Down, Edwards e Patau) assim como as hidrocefalias, cardiopatias e o risco de parto prematuro.
Essa modalidade de exame ganhou maior importância atualmente com o aumento significativo do número de casos de microcefalia, com o surgimento do Vírus Zica no Brasil. Responsável por graves problemas neurológicos no feto.
Numa visão global onde o produto final de uma gestação é o recém nascido com plenas condições de desenvolvimento físico e intelectual.O pré-natal com a realização de todos os exames recomendados pelo ministério da saúde é de grande importância e não deve ser negligenciado pela gestante ou pelo profissional de saúde que a acompanha.
Sempre que tiver dúvidas converse com seu médico.