Os profissionais iporaenses André Barros e Guilherme Firmino estão realizando na região oeste de Goiás o serviço de mapas cartográficos para as secretarias municipais de saúde.
O Ministério da Saúde, conforme previsto em lei, pretende melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, devem ser acompanhados e avaliados.
Estão sendo analisados também a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação dos usuários. Conforme as regras do Ministério da Saúde, as equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do Governo Federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.
Esse mapeamento é uma exigência do Ministério da Saúde e que deve ser disponível em local de fácil acesso à população e ao próprio Ministério da Saúde em caso de fiscalização.
Segundo André e Guilherme, eles já prestaram esse tipo de serviço para Amorinópolis, Arenópolis, Novo Brasil e Fazenda Nova, ação que vem a facilitar os trabalhos dos agentes de saúde que trabalham por regiões setoriais.
Conforme lei em vigor, os municípios que não adequarem as exigências do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) deixarão de receber os repasses destinados pelo Ministério da Saúde para manutenção das unidades de saúde.
André Barros atende em Iporá no escritório do Buriti Hall ou pelo telefone (64) 99245-2902 (zap), 99921-4131. Guilherme Firmino está na Rua Tocantins, nº100, centro em Israelândia ou telefone (64) 99316-7888 (zap) – 3678-1402
Segundo os profissionais, a fiscalização do Ministério da Saúde já iniciou visitas nas unidades de saúde da região oeste de Goiás e algumas delas precisarão fazer algumas adequações para continuar recebendo os repasses do Ministério da Saúde.
Divino Reis Secretário de Saúde de Amorinópolis com André e Guilherme