Vacinas que chegaram em Iporá contra a gripe H1 N1 acabaram no mesmo dia. Longa fila se formou nesta quarta-feira, em frente ao Hospital São Paulo, unidade de saúde que adquiriu vacinas e que as comercializou aos interessados.
Sem vacina no único hospital que as tinha, agora a previsão é de que cheguem mais na próxima semana. A vacina foi vendida no Hospital São Paulo por 100 reais. São na verdade, 3 vacinas, contra a H1 N1, H3 N2 e Influenza B, a chamada vacina Trivalente.
Mas a próxima semana é o prazo para que chegue também as vacinas na rede pública de atendimento. A reportagem do Oeste Goiano falou com Daniela Sallum, secretária municipal de saúde em Iporá, que disse que a previsão é para a próxima segunda-feira, 16, conforme ela recebeu a informação da Regional de Saúde.
Cronograma de Vacinação 2018:
Período da Campanha: 13/04 a 01/06/2018
Dia D: 12 de Maio
13/04 a 20/04: trabalhadores da saúde, idosos e portadores de doenças crônicas
23 a 27/04: gestantes, puérperas e crianças.
30/04 a 11/05: professores
12/05 Dia “D”: todos os grupos prioritários da campanha
14/05 a 01/06: todos os grupos prioritários da campanha
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: será agendado com cada instituição dentro do período de campanha.
A população de Iporá está assustado com a gripe H1 N1, que assola o Estado de Goiás. Há uma preocupação no Estado de Goiás com o crescimento da H1N1, doença perigosa, que é causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito. Dois casos notificados em Goiás, 2 são de Jaupaci, cidade da região do Oeste Goiano.