Celeste Gomes Del Sato, iporaense que está há muitos anos na Espanha, acaba de publicar um romance. O fato é só mais um em meio a sua vida, de movimentada produção intelectual. É jornalista, passou pelo jornal Opção, Diário da Manhã e TV Brasil Central, órgãos de imprensa em Goiânia e a Europa é atualmente seu mundo. A família de Celeste é das mais pioneiras em Iporá. É filha de Octaviano Gomes. Essa é a mesma família de Ariston Gomes e Ézio Gomes, ambos ex-prefeitos em Iporá.
Em Madri, capital da Espanha e cidade onde também exerceu o jornalismo, Celeste Gomes publicou o romance “Antes del Olvido”, que escreveu em espanhol, aos leitores da terra de Cervantes e Javier Marías. Ela pretende publicar “Antes do Esquecimento”, que define como “uma história de amor espiritual”, no Brasil, seu país.
Ela é uma autora tão brasileira quanto espanhola. Porque o romance foi escrito em espanhol, a segunda língua da autora, que, por viver na Espanha, se tornou uma espécie de primeira língua, ao lado, quiçá empatada, com a língua portuguesa. Para o desfrute dos brasileiros, Celeste Gomes escreveu uma sinopse em espanhol e a traduziu para o português (para o deleite de suas amigas e dos leitores do Jornal Opção).
Leia sinopse escrita por Celeste Gomes
“Quando Iara, uma jornalista com uma carreira proeminente, chega à casa de Alissa para começar a escrever sua biografia, ainda não sabe que uma das experiências mais maravilhosas de sua vida a espera.
“A estranha viagem às memórias de Alissa começa quando a dona da casona confessa o primeiro de muitos segredos: apesar de sua aparência jovem, tem 65 anos de idade. A partir desse momento, Alissa começará a reviver uma vida extraordinária que Iara ouvirá com surpresa e incredulidade. Porque a história de Alissa não é apenas a história de uma vida, é também a história de todo um mundo por descobrir.
“O livro é uma viagem da vida de Alissa, filha de açucareiro, fazendeiro, passou sua infância no cerrado goiano, só que opção foi parar na selva amazónica.
“O objetivo do romance é procurar despertar a consciência do leitor. É uma história de autorrealização e de respeito e admiração pela natureza, assim como o louvável objetivo da protagonista de ajudar as pessoas. Ao preparar a estrutura narrativa, senti a necessidade de fundir um mundo imaginário vivido pelo protagonista através dos sonhos, com o mundo real.
“Ele tem influências do realismo mágico, mostrando devaneios e defendendo a natureza e, acima de tudo, a necessidade que de ajudar a melhorar a vida das pessoas. É um romance descritivo, com paisagens que se misturam com os gostos e cheiros do lugar. À medida que avança, o leitor sente interesse em conhecer como os personagens evoluem.
“Pode satisfazer leitores comprometidos com a defesa dos animais e do meio ambiente, e leitores ávidos por histórias de autoaperfeiçoamento e pela realização de projetos de vida. Eu também mostro a dificuldade das relações interpessoais, portanto é um bom texto para os leitores que gostam de complicações da vida real. É algo espiritual. Uma história de amor espiritual.” (Com informações do jornal Opção).