A Federação Goiana de Voo Livre (FGVL) acaba de anunciar que a etapa do Circuito Centro Oeste de Parapente que seria em Iporá neste ano vai ser realizada na cidade de Jaraguá.
Iporá perde a condição de sede de uma etapa, a qual seria em agosto deste ano, ocasião em que a cidade poderia estar recebendo os pilotos e, com isso, movimentando a economia, já que esses visitantes fazem despesas em hotéis, restaurantes, bares, postos de combustíveis, etc…
Quem anunciou a decisão para a reportagem do Oeste Goiano foi Luiz Otávio Bomtempo, que é piloto iporaense e também membro da diretoria da FGVL.
A alegação é de que em Jaraguá o poder público municipal ofereceu mais apoio para a logística de prática do esporte. O voo livre (parapente) depende de local apropriado para os saltos de partida, com boa acessibilidade, além de outros requisitos.
Geograficamente, em Iporá o Morro do Macaco é muito apropriado para os saltos, permitindo voos em todas direções. Mas neste 2023 a cidade fica sem os voos, pelo menos aqueles que são parte da etapa do Campeonato. Jandaia, que também é cidade da região do Oeste Goiano, terá uma etapa desse campeonato.
Quem sabe em 2024, a etapa de voo livre volte a ser realizada em Iporá. É a expectativa de Luiz Otávio Bomtempo e demais pilotos que apreciam os saltos a partir do Morro do Macaco, em Iporá.