A região Oeste de Goiás agora conta com uma enfermeira com Doutorado. Ela é Lilian M. Ferreira, que concluiu seu doutorado em Saúde Pública na Universidade-UCES em Buenos Aires, onde a mesma ressaltou que conheceu o funcionamento da saúde pública em dois países do Mercosul: Argentina e Uruguai.
Nos três anos que esteve realizando o curso de doutorado, Lilian, teve contato com profissionais da área de medicina e enfermeiros de todas as regiões do Brasil e também do Mercosul.
Sua linha de pesquisa e em Gestão na Saúde foi com ênfase em “A Qualidade da Assistência Multiprofissional no Atendimento as urgências emergências”, quando relatou que a Saúde pública no Brasil, mesmo com as falhas, é elogiada fora do País, e que o SUS, apesar das dificuldades, tem bons resultados para mostrar.
Um exemplo é a redução da mortalidade infantil. O calendário de vacinas do Brasil é reconhecido mundialmente e isso foi possível por meio do SUS.
A Dra. Lilian M. Ferreira, em sua tese de doutorado, provou que os profissionais que atua no SUS nas urgências e emergências são profissionais que tem amor pela profissão e que, independente de recursos financeiros, todos lutam pelo melhor atendimento ao paciente, e que a Política Nacional de Atenção às Urgências visa que atendimento ao paciente consiste em acolher, reconhecer e diagnosticar a maior ou menor gravidade das lesões.
A profissional de saúde relata que a população de Iporá e região só tem a ganhar com uma unidade de urgência e emergência instalada com a estrutura física e recursos humanos que a UPA hoje conta, com uma sala vermelha equipada para receber qualquer tipo de emergência. Ela parabeniza os gestores: Prefeito Nacoitan Leite e Secretário de Saúde Denis Baliza pelo esforço em manter uma unidade desse porte aberta.
Lilian deixa uma definição de saúde, que consiste em “uma intensidade de ações com que as pessoas solucionam ou se adaptam a seus problemas internos e condições externas”.