A Comissão de Saúde e Educação da Câmara Municipal de Vereadores de Iporá, composta pelos vereadores Carmo Freitas (Presidente), Wênio Lima de Jesus (Vice-Presidente) e Suélio Gomes (Membro), realizou nesta tarde de segunda-feira, 16, reunião com Secretário Municipal de Saúde, Denis Baliza, e com toda sua equipe de saúde para debater sobre a disseminação do novo Coronavírus.
Toda imprensa foi convidada para reunião que aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, onde foram esclarecidos para as pessoas presentes sobre o que está sendo feito para prevenir quanto a chegada do novo Coranavírus.
Segundo o Secretário de Saúde, Denis Baliza, até o dia de hoje, não houve sequer um caso relacionado a pacientes com Covid-2019, e, que todas as 8 unidades de saúde estão preparadas para receber qualquer caso suspeitos da doença. Segundo ele, cada unidade conta com médico para acompanhar e encaminhar os casos para os centros de tratamentos conforme protocolo do Ministério da Saúde. Denis disse ainda que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal estão preparados com três salas de isolamentos para pacientes, sendo uma na UPA e duas no Hospital Municipal.
O Secretário Denis Baliza foi questionado sobre o atendimento de outros pacientes vindos de municípios da região, se serão atendidos na UPA, quando ele “disse que Iporá é uma cidade polo e que tem a obrigação de receber todos pacientes que compõe a Regional de Saúde Oeste I, que é composta por 16 municípios”.
Atualmente, a regional contém mais de 100 mil habitantes e que poderá precisar de uma atenção especial em caso de superlotação nesta Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O SAMU-192, sob a coordenação da médica Antônia Cristina, e sua equipe de profissionais, está preparado para orientar a população como se deve conduzir aos meios de saúde para quem busca orientações para combater o vírus.
A gestão municipal publicou Decreto nº 163, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre procedimentos a serem adotados para prevenção do NOVO CORONAVÍRUS no Município de Iporá, e em seu artigo 2º diz que ficam proibidas, em locais públicos, a realização de eventos com número superior a 100 (cem) pessoas. Com a publicação deste decreto o Secretário convocou sua equipe para discutir a criação de comitê especial para enfretamento do Covid-19. Neste comitê serão debatidas todas as ações para o enfretamento em locais de aglomerações de pessoas e onde poderá circular o risco de contaminação.
Segundo a médica infectologista Daniela Teófilo, profissionais da saúde passaram por qualificação e estão preparados para receber pacientes em qualquer que seja a unidade que procurar por atendimentos, que seja na Upa, no Hospital Municipal Adão Pereira ou nas unidades de saúde. Para ela, o mais importante ainda e a prevenção.