A Clínica Espaço Vida, por meio de seu proprietário, o fisioterapeuta Maércio Martins, em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o isolamento social como forma de prevenir contra a contaminação do Coronavírus. Mas isso não significa que cada um não possa usar esse período em casa para manter boas atividades físicas com criatividade e orientação, resultando na manutenção da sua saúde.
“Nada impede que este período de quarentena seja de muitas atividades físicas”, lembra Maércio Martins. “Mesmo em casa, no seu próprio quintal, a pessoa pode praticar exercícios, de acordo com o que aprendeu nas ocasiões em que frequentou academia ou aulas de pilates. Essas atividades ajudam a colocar seu corpo em forma, proporciona uma melhor saúde, oferece energia e melhora sua autoestima.”
O profissional lembra que antes de tudo, é importante fazer um aquecimento para que o sangue circule e evite lesões. 10 minutos de exercício aeróbico já é o suficiente. Antigas brincadeiras farão grande diferença como pular corda, fazer polichinelos, agachamento, flexões, entre outros.
É recomendado alguns minutos de caminhada em volta da casa ou no quintal para pacientes de risco, os mais idosos ou com problemas de saúde. Um local arejado e muita água é complemento perfeito.
Doutor Maércio Martins lembra também a importância da alimentação. Mais tempo em casa e com alto nível de ansiedade pela situação atual, pode fazer com que as pessoas comam muito e não queimem a gordura. Abuse de frutas e verduras e controle sua mente, vendo menos notícias ruins. “O período de quarentena pode ser melhor. Depende de cada um”, confirma o fisioterapeuta.