O grande número de casos confirmados de Covid-19 em Iporá nesta semana que termina neste sábado, 13, pode estar errado. A secretária municipal de saúde, Daniela Sallum, admite que os testes rápidos que foram aplicados durante a semana não estiveram dando a precisão de resultados que pudesse trazer segurança quanto ao nível em que o vírus circula em Iporá.
Ela conta que foram usados testes rápidos que a Secretaria Estadual de Saúde enviou para Iporá e que resultaram naqueles numerosos casos confirmados que foram divulgados na semana. De volta a uma retestagem, os casos foram outra vez de resultado positivo para Covid-19. No entanto, os que foram positivados com os testes vindos do Estado e recorreram a um segundo teste na rede particular de saúde de Iporá, se surpreenderam com resultado diferente: negativo para Covid-19. Isso gerou estranheza.
Por admitir que não está havendo precisão nos testes para Covid-19, a secretária de saúde Daniela Sallum suspendeu essa prática. Ela tinha priorizado fazer testes com os funcionários da saúde em Iporá. E lamenta que tenha tido que afastar do trabalho muitos funcionários em razão dos resultados supostamente positivados, os quais passaram ao recolhimento em quarentena, ausência do trabalho e até deixando uma deficiência no atendimento, já que o momento exige um quadro de funcionários em plena saúde e em atividades.
Foram 25 funcionários afastados em razão destes testes duvidosos, servidores que embora positivados, nenhum deles teve sintoma do vírus. A secretária lamenta essa falta de precisão, mesmo sabendo que tratam-se de testes que são apenas triagem sorológica e não uma busca exata de diagnóstico da doença. Agora, ela está enviando material para exame destes funcionários para o Lacen, laboratório de saúde pública em Goiânia, a fim de obter resultados exatos. A secretária lamenta que tenha ocorrido isso, uma imprecisão em momento quando a cidade fica em pânico com a divulgação de número muito grande de infectados.
Daniela Sallum pede aos iporaenses que mantenham-se cuidadosos para evitar o vírus, tomando todas aquelas precauções já recomendadas pela saúde pública.