Unidade atenderá estudantes de toda a região sudeste de Goiás
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) protocolou no Senado Federal o Projeto de Lei 3505/2023, que trata da criação da Universidade Federal de Rio Verde (UFRV), por meio do desmembramento do campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano. O PL será distribuído pela Mesa Diretora e deve tramitar, inicialmente, na Comissão de Educação (CE).
Vanderlan explicou que o projeto originou-se a partir das demandas da própria comunidade e do setor produtivo local. “Abracei essa causa, assim como fiz com as Universidades Federais de Jataí e Catalão, quando conseguimos, no Senado Federal, tornar essas instituições independentes financeira e administrativamente. Acredito que o ensino superior público, gratuito e de qualidade, é uma condição essencial para o crescimento da economia e, principalmente, para a redução das desigualdades sociais”, enfatizou.
O senador goiano ressaltou que, de acordo com as estimativas do Censo Demográfico de 2022, Rio Verde possui aproximadamente 250 mil habitantes, colocando-o como o quarto município mais populoso de Goiás. “A criação da Universidade Federal de Rio Verde trará benefícios significativos e promoverá o desenvolvimento não apenas para a população da cidade, mas também para toda a região sudeste do estado de Goiás”, afirmou o senador.
Segundo o autor do projeto, a estrutura organizacional proposta para a UFRV será semelhante às de outras universidades federais. Gradualmente, serão criados os cargos e funções necessários para o funcionamento de todas as atividades administrativas e educacionais da nova instituição de ensino superior. “Com a criação dessa universidade, haverá um aumento na geração de emprego e renda em toda a região”, avaliou o senador.
A proposta conta com o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo local, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (CODERV), da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV), da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (ADIAL), da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), do Sindicato Rural de Rio Verde (SRRV) e da Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (APROSOJA).