Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás revela presença de variantes do vírus da Covid-19 em várias regiões de Goiás, inclusive, no Oeste Goiano.
Em municípios deste lado do Estado, como Bom Jardim de Goiás, Jussara, Montes Claros de Goiás, Santa Fé de Goiás e São Luís de Montes Belos estas variantes foram identificadas. Cada um desses municípios com dois casos. Exceto Montes Claros de Goiás, com um caso.
São 23 municípios em Goiás com a variante do vírus. A que mais prevalece é a P.1, conhecida como variante de Manaus, encontrada em 17 municípios do Estado. Na capital, são 3 variantes encontradas.
O trabalho científico em torno das variantes foi feito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), com financiamento da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás).
Explicação de autoridades de saúde em Goiás são de que essas variantes espalhadas em várias regiões do Estado potencializam a disseminação do vírus no Estado.
Em todos os 16 municípios da Regional de Saúde Oeste I já houveram mortes por Covid-19. E em todo Estado de
Goiás, até o final da tarde de quinta-feira passada, 18, eram 10.148 vidas perdidas.