Sob a liderança do senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, na terça-feira, 31 de outubro, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 511/2017. Esse projeto tem como objetivo fixar em 30 horas semanais a jornada máxima de trabalho dos psicólogos, uma alteração significativa na lei que regula a profissão de psicólogo (Lei 4.119, de 1962). Essa mudança visa proteger a saúde física e mental desses profissionais.
A proposta também aponta que a jornada de 30 horas semanais já é adotada em outras profissões, como serviço social e fisioterapia, e não resultou em uma redução da produtividade.
O senador Vanderlan ressaltou a importância dessa redução e seu impacto positivo para a saúde dos profissionais. “Essa redução é muito importante para a categoria, pois irá beneficiar os profissionais que, constantemente, são submetidos a variações emocionais abruptas que levam a um desgaste físico e mental superior ao de outras categorias profissionais”, avaliou o presidente da CAE.
Foto: Lindomar Gomes