Ocorreu recentemente a I Feira de Ciências da rede municipal de ensino de São Luís de Montes Belos após a pandemia, na Escola Municipal Cristiano Carlos Friaça. Resultado de um longo processo de planejamento dos professores de Ciências e do envolvimento dos estudantes de 6º ao 9º ano da unidade escolar, que se iniciou desde o mês de janeiro, a feira de Ciências exibiu projetos científicos diversificados e muito interessantes.
Houve apresentações de experimentos de botânica, química, astronomia, anatomia e fisiologia animal e física, além de projetos envolvendo reciclagem e robótica. Durante o dia do evento, a escola recebeu mais de 600 visitantes, sendo eles, estudantes e professores da rede municipal de ensino e da iniciativa privada, além de autoridades locais, como vice-prefeito Júnior da Receita, a Secretária de Educação Fernanda Maria Siqueira Tavares, e os vereadores Professor Erly Kiel e Junior Guerra.
De acordo com o professor coordenador da feira, Alex Rios, a feira de Ciências constitui um importante acontecimento educacional, pois compreende um longo e contínuo processo de ensino e aprendizagem que os estudantes vivenciam de uma forma diferente da rotina escolar. Dessa forma, eles têm a oportunidade de ampliar seu conhecimento científico por meio de experimentações que exigem deles dedicação para aprender diversos assuntos dentro da Ciência e amadurecimento para trabalhar em equipe, interagir em público e agir com bastante responsabilidade para organizar e promover ações que afetarão outras pessoas.
A feira de Ciências realizada pela escola também está integrada ao projeto de Alfabetização Científica, idealizado e coordenado pelo professor Alex Rios, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de São Luís de Montes Belos, que tem proporcionado transformações exitosas no ensino de Ciências da Natureza na unidade escolar.