Desde terça-feira passada, 2, e prolongando-se até sábado, 6, está em giro a Folia de Reis da Associação de Foliões e Catireiros de Iporá (Acafi). É mais um ano em que a tradição é mantida, com a folia a expressar sua religiosidade popular, na visita aos lares e comunidades.
O ensaio, que é o dia em que a folia de reis dá a largada em seu giro, foi com almoço na sede da Acafi, no Setor Santo Antônio, em Iporá. O ensaio ficou por conta de Izaltina, Kátia e Maria Clara.
A partir de então, ao seguir seu giro a folia teve seu primeiro pouso na Comunidade do Pé de Pato. O segundo almoço foi na cidade, na Vila Vida (quarta-feira, 3), com o pernoite seguinte na Comunidade São Paulo da Cruz.
O terceiro almoço é recepcionado na residência de Eurides Laurindo. Pernoite seguinte, na Comunidade do Cruzeirinho. O quarto almoço volta a ser na sede da Acafi, mas com a recepção de João Vaz e família. Pernoite seguinte na residência do senhor Didi e Izídia.
A entrega, que é o encerramento no giro da folia de reis, será na Comunidade do Pontal, onde são festeiros a Família Teodoro e Família Pontal. Será no sábado, dia 6, a partir de 15 horas.
A Acafi é uma entidade que cuida de manter as tradições culturais em Iporá, principalmente com relação a dança da catira e a folia de reis. Seu presidente atual é Valdemir Domingues.