Presidente da Comissão, senador Vanderlan, explica que projeto tem potencial para salvar muitas vidas
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que cria a Política Nacional de Gestão Integral de Risco de Desastres (PNGIRD). O PL 5.002/2023 estabelece diretrizes para ações baseadas em condições atuais e cenários futuros decorrentes da mudança climática.
Vanderlan destacou que o projeto foi incluído na pauta da CAE em resposta aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram vários municípios do Rio Grande do Sul nos últimos dias. “Em meio às enchentes no Rio Grande do Sul, aprovamos esse importante projeto que vai ajudar o Sul do Brasil neste momento difícil, beneficiando também outros estados brasileiros enfrentarem situações semelhantes”, disse o senador.
A proposta, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), abrange ações de mitigação, preparação, prevenção, recuperação e resposta imediata a desastres e teve relatório favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC).
Além disso, a CAE aprovou um requerimento de autoria do senador Vanderlan que expressa solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. “A população do Rio Grande do Sul merece todo nosso apoio e ajuda nesse momento trágico”, afirmou o senador.
Vanderlan também mencionou a solidariedade do povo brasileiro, destacando o trabalho de apoio que está sendo realizado em todas as regiões. “O brasileiro está demonstrando grande solidariedade, se mobilizando em todo o país. Esse é o momento de estendermos as mãos e ajudar”, disse.