Sobre o fato de ter havido um mutirão na Escola Municipal Joaquim Berto para se pintar o prédio, a gestão emitiu nota sobre o assunto. O fato tem a ver com uma iniciativa de mutirão de reforma na pintura depois que a gestão disse que aquilo não seria possível naquele momento.
Segue nota:
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Iporá esclarece que, recentemente, houve um diálogo com a gestão da Escola Municipal Joaquim Berto a respeito de uma possível ajuda para reforma das instalações da Unidade Escolar. Conforme normativas legais, qualquer obra pública deve ser precedida de processo licitatório, o que infelizmente impossibilitou a concretização imediata da assistência mencionada.
É importante ressaltar que a gestão da escola manifestou descontentamento por ter que seguir regras básicas da administração pública e optou por mobilizar a comunidade escolar, em protesto contra a Secretaria , numa clara tentativa de politizar uma ação dita como social. Em relação à mencionada emenda parlamentar no valor de R$100.000,00, destinada através da então Deputada Estadual, Adriana Acorsi, que foi afirmada ter sido desviada, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer afirma categoricamente que NÃO houve desvio e irá interpelar judicialmente a quem fez tal informação, pois a obra está sendo executada não tendo indícios de desvios de verbas.
A Secretaria reconhece e valoriza a mobilização da comunidade escolar em prol da reforma da escola, e reafirma seu compromisso em buscar soluções viáveis dentro dos trâmites legais para atender às necessidades educacionais da comunidade de Iporá.
Da mesma forma repudia o fato de tratar de forma política essa ação, mas que não enxerga como surpresa pois não é a primeira tentativa de desmoralizar o serviço oferecido pela SME. Ainda, afirmamos que todas as ações são precedidas e avalizadas pelo Conselho Municipal de Educação e a acusação de desvio de verba não só ataca a própria secretaria mas sim todos os funcionários da pasta.
Seguimos à disposição.
Atenciosamente,
João de Almeida Lara
Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Iporá