Em 7 de setembro de 2024, sábado, o projeto acadêmico de conclusão do curso de Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Ambiental, pela UniEVANGÉLICA de Anápolis, em convênio com o Tribunal de Justiça do estado de Goiás, denominado “RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO NASCENTE GROTA SECA”, de autoria do serventuário da comarca de Iporá – Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza, que culminou com a criação do PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE IPORÁ, em 17 de maio de 2012, Lei nº 1.501, completou 14 anos.
O parque conta com 14.018,35m² de área e está localizado nas proximidades dos prédios da prefeitura municipal e da câmara municipal, e anexo ao prédio do Fórum da comarca, com 8 pontos de nascentes (sendo apenas uma perene, denominada “Nascente Grota Seca”).
Em razão da forte estiagem deste ano, a principal nascente do parque, denominada Nascente Grota Seca secou, fato que não ocorria há alguns anos.
Estima-se que existam atualmente no parque, em desenvolvimento, 1.500 mudas, de aproximadamente 60 espécies diferentes, todas do bioma Cerrado.
O parque está em processo de recuperação de sua área degradada, muito foi feito, mas muito ainda precisa ser feito, para que possa receber visita da comunidade.
Em ano eleitoral espera-se que os candidatos aos cargos de chefe do Poder Executivo municipal e aos componentes da câmara de vereadores tenham em seus projetos relacionados ao Parque Municipal Ecológico.
Acompanha a publicação fotos do parque tiradas na manhã de 7 de setembro de 2024, por Oívlis Morbeck.