Pedro Claudio Rosa, que por muitos anos atua em noticiário na Rede Diocesana de Rádio anuncia uma mudança importante na área tecnológica das emissoras de rádio da região. Emissoras tradicionais como Rádio Rio Claro (FM 91,9), em Iporá; Rádio Serra Azul (93,5 ), de Caiapônia e Vale da Serra (103,1) de São Luís de Montes Belos, concluíram a migração do som em AM (amplitude Modulada) para o FM, (Frequência Modulada), atendendo prazo estipulado pelo Governo Federal. Essas emissoras são da Rede Diocesana de Rádio (Igreja Católica). A transição visa modernizar os investimentos radiofônicos, superando problemas técnicos como interferências e baixa qualidade de som. Explicam os entendidos que, embora o AM oferecesse maior alcance, o FM proporciona melhor qualidade de áudio – maior alcance em áreas urbanas – compatibilidade com dispositivos digitais.
O Ministério das Comunicações pretende desocupar gradualmente a faixa AM para novas funções tecnológicas. A mudança marca o fim de uma era, mas aponta para um futuro de inovação, oferecendo aos ouvintes uma experiência de áudio mais claro e agradável.
Terminou em 31 de dezembro do ano passado, a autorização para as transmissões de rádio AM no Brasil, prazo definido por um decreto de 2013, quando começou o processo de migração das emissoras AM para FM . O Governo justificou a medida alegando que ela aumenta a competividade de entidades que atuam no setor de radiodifusão. As rádios AM, populares até algumas décadas atrás principalmente em cidades do interior, vinham perdendo audiência e anunciantes para as rádios FM, que têm melhor qualidade de áudio. O processo de migração dessas emissoras para frequência modulada começou há 10 anos, com um decreto que definiu as regras para a “extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local” – ou seja, das transmissões em AM – até 31 de dezembro de 2023. Ainda existem rádios em AM, embora em número reduzido. Há divergências de opinião. Alguns acostumados ao AM não gostaram.
Em Iporá, a Rádio FM Rio Claro é a líder de audiência. Recente pesquisa de opinião pública mais uma vez atestou isso. A emissora novamente foi premiada. Foi a melhor de 2024.