Valdir Specian, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Iporá, fez parte de uma missão científica em Cuba. Foi entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro, docentes e discentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram de missão científica internacional. As atividades foram concentradas na Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas, em Santa Clara, província de Villa Clara, em Cuba.
A organização geral da missão foi da Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autoterminação (Reescrita), com o apoio dos pesquisadores da UEG; Universidade de Brasília (UnB); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); e da Universidade Federal do Pampas (Unipampa), além dos docentes e técnicos da Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas.
A missão total foi composta por dois momentos: o primeiro foi a participação no V Seminário Internacional Cuba-Brasil (V Cubra), entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro; e o segundo, a participação no 45º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, de 5 a 12 de dezembro.
Da UEG, participaram os professores Valdir Specian, da Unidade Universitária de Iporá; e Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo|UEG), da UnU Cora Coralina, na cidade de Goiás. Participaram também a discente Elissa da Costa Matos e o estagiário de pós-doutorado Eduardo Ferraz Franco, ambos do PPGeo.
O prof. Valdir Specian classificou a viagem como muito proveitosa. “Foram momentos de muito aprendizado e troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e cubanos. Deixamos junto à gestão da Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas um memorando de intenção para a assinatura de um futuro convênio com a UEG. Foi ainda estabelecida, em reunião no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (PNUD|ONU), a intenção de realizar uma missão científica dos cubanos no Brasil para o próximo ano”, contou.