Nessa ocasião do ano em que as chuvas estão caindo intensamente, o Governo de Goiás montou uma equipe para socorrer as cidades que tenham dificuldades em chuvas intensas, temporais e inundações. Nesse período do ano são comuns as enchentes de rios e os alagamentos. A ação do Governo é de resgate e apoio aos necessitados.
O Governo de Goiás intensifica os esforços para atender comunidades afetadas pelas fortes chuvas que têm atingido o Estado nas últimas semanas. Por meio da operação Goiás Alerta e Solidário, coordenada pelo programa Goiás Social, equipes trabalham para mitigar os impactos das tempestades, além de proporcionar segurança e assistência às populações em situação de risco.
Com o aumento da frequência e da intensidade das chuvas nas últimas semanas, as equipes foram reforçadas para socorrer as localidades atingidas.
Por exemplo, em Planaltina, no Entorno do Distrito Federal, por exemplo, as chuvas alcançaram mais de 70% da média climatológica de janeiro em poucos dias, deixando cerca de 120 moradores desalojados, na última semana. As equipes do Goiás Alerta e Solidário chegaram à região logo após o alagamento e ofereceram o suporte imediato.
O secretário da Infraestrutura e presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, esteve na região na última quinta-feira (16/01) para avaliar a estrutura e as intervenções necessárias para conter a erosão provocada pelas chuvas.
Entre as localidades atendidas estão 82 comunidades tradicionais e assentamentos rurais. No total, cerca de 20 mil famílias de mais de 70 municípios foram beneficiados
Fonte: Gabinete de Políticas Sociais (GPS) – Governo de Goiás