Abertura dos trabalhos legislativos de 2025 acontece neste sábado, 1º de fevereiro
O Senado Federal inicia seus trabalhos legislativos de 2025 neste sábado, 1º de fevereiro, às 10h. Com uma agenda desafiadora pela frente, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) prevê um semestre marcado por intensa atividade parlamentar. Entre as pautas prioritárias está a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). O texto, que deveria ter sido aprovado pelo Congresso Nacional em 2024, ainda aguarda a apresentação do relatório final pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA) na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Outra prioridade destacada por Vanderlan é a segunda parte da regulamentação da reforma tributária. O PLP 68/2024, que deu início à implementação das novas regras tributárias previstas pela Emenda Constitucional 132, foi aprovado em dezembro de 2024. Agora, o foco se volta para a aprovação do PLP 108/2024. “As discussões desse projeto precisam acontecer o quanto antes, afinal as mudanças no sistema tributário brasileiro devem iniciar já em 2026”, ressaltou o senador.
A primeira etapa da regulamentação abordou a reforma sobre o consumo, estabelecendo regras para o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, que engloba a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), compartilhado entre estados, Distrito Federal e municípios. Já o PLP 108/2024 tratará do Comitê Gestor do IBS, que será responsável pela arrecadação do tributo.
Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) entre 2023 e 2024, Vanderlan Cardoso reforçou o compromisso com a agenda econômica nacional. “A estabilidade econômica e o incentivo ao crescimento sustentável permanecem como nossos principais focos”, afirmou.
Além das pautas econômicas, questões sociais sensíveis, como a redução da maioridade penal e o debate sobre a regulamentação do aborto, prometem mobilizar os parlamentares e fomentar amplos debates ao longo do ano. Conservador e cristão, Vanderlan tem se posicionado contra as pautas que tentam liberar o aborto ou descriminalizar o uso de drogas ilícitas.
Conhecido por sua atuação técnica e compromisso com o desenvolvimento do país, Vanderlan reafirmou sua dedicação ao estado de Goiás e ao Brasil. “Em 2025, seguirei trabalhando para que Goiás e o Brasil avancem em pautas essenciais ao crescimento econômico, à segurança e ao bem-estar da população”, concluiu o parlamentar.