Ministro de Minas e Energia anuncia leilão para construção de linha de transmissão de 300 km que vai destravar investimentos em Goiás

Após anos de apagões, prejuízos e estagnação no setor produtivo, os municípios do Vale do Araguaia, em Goiás, estão mais próximos de uma solução definitiva para o problema da falta de energia. O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e o deputado federal José Nelto (União-GO) estiveram nesta terça-feira (15) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar do leilão que definirá a empresa responsável pela construção de uma nova linha de transmissão de alta potência na região. O projeto deve receber R$ 450 milhões em investimentos e terá cerca de 300 km de extensão.
A reunião contou ainda com a presença de prefeitos e vereadores de diversos municípios afetados, como Diorama, Mozarlândia, São Miguel do Araguaia, Aragarças, Nova Crixás e Britânia, entre outros. A mobilização conjunta de parlamentares e lideranças municipais foi decisiva para sensibilizar o governo federal sobre a urgência da obra.
Durante o encontro, o ministro Alexandre Silveira reafirmou o compromisso da sua pasta com o fortalecimento da infraestrutura elétrica de Goiás. “Poucos imaginavam que o Brasil se tornaria um celeiro tão robusto na geração de energia. Goiás, com sua riqueza mineral e potencial agrícola, tem um papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável e na geração de empregos”, afirmou o ministro. Ele destacou ainda que o leilão está previsto para acontecer na B3, em São Paulo, no segundo semestre deste ano.
Para o senador Vanderlan, o anúncio representa um divisor de águas para Goiás. “O ministro Alexandre Silveira tem uma equipe muito competente e já estão definindo o leilão da linha de transmissão de energia que vai beneficiar toda a região do Vale do Araguaia. Ali são quase 300 km e um investimento de R$ 450 milhões. É um investimento robusto que vai ser feito nessa região para resolver o problema. Com isso, pode ter certeza de que a região vai receber bilhões e bilhões em investimentos privados. Nossa agricultura, indústria e agronegócio atraem muitos recursos, que hoje a região está perdendo por falta de energia”, afirmou.
O deputado federal José Nelto reforçou que o trabalho em Brasília tem sido constante e estratégico. “Nós trabalhamos de verdade em Brasília. Há dois anos, juntamente com o senador Vanderlan, estamos empenhados nesse projeto de levar energia de forma definitiva e tirar o Vale do Araguaia da escuridão. São 300 km de linha de transmissão que vai sair da região de Firminópolis, vai atender Britânia, São Miguel do Araguaia, Mozarlândia, Aragarças, Nova Crixás, e outras cidades da região, enfim, todo o interior goiano.”
Além de reforçar a importância da obra para o setor produtivo, Nelto também destacou os impactos sociais do projeto: “Com isso vamos duplicar a produção de alimentos, melhorar a agroindústria, e mudar a vida das pessoas. É assim que o Vanderlan e eu trabalhamos, para melhorar a renda e a geração de emprego para o povo goiano.”

Mobilização dos prefeitos foi fundamental
A presença dos prefeitos na reunião foi considerada estratégica pelos parlamentares. Ao levarem o relato direto das dificuldades enfrentadas em seus municípios, os gestores reforçaram o impacto social e econômico da precariedade do sistema elétrico atual. “Essa união entre os representantes do Congresso e os líderes locais mostra como o diálogo federativo pode gerar soluções concretas”, avaliou Vanderlan.
O prefeito de Diorama, Altamiro (União Brasil), destacou a importância da atuação do senador Vanderlan e do deputado Jose Nelto, reforçando os avanços que isso trará para a região. “A importância dessa linha de transmissão é o desenvolvimento de todo o Vale do Araguaia. Diversas empresas têm tentado se instalar na região, mas enfrentam a limitação da falta de energia. Portanto, não é apenas um município beneficiado, mas toda uma região do estado de Goiás que será contemplada com a implantação desse projeto”, disse.
Segundo a prefeita de Britânia, Maria do Disterro (PL), esse investimento fará do Vale do Araguaia uma região ainda mais produtiva. “Viemos aqui com o senador Vanderlan e com o deputado José Nelto atrás de força para nossa energia. Sabemos que isso fará com que nossa região seja ainda mais produtiva”, comemorou.
