
Em Iporá os últimos dias foram de intensa movimentação para se criar uma conscientização sobre a necessidade do enfrentamento às práticas de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
Na segunda-feira (12) teve um Pit stop nas proximidades do Lago Pôr do Sol, com adesivação de veículos,ato público pela semana ;na sexta-feira, 16, foi concluída uma rodada de atividades nas escolas de educação infantil da cidade. Foram 12 escolas visitadas, levando a mensagem, sendo no total 21 apresentações dos personagens Lili e Juca (conselheiras tutelares Fabiana e Cíntia).
Para esse ano foi adotado uso de bonecos para teatralização, algo que chamou bem a atenção, com uma linguagem lúdica e bem objetiva.
Atuaram na ação a Secretaria de Promoção Social,o CREAS , CRAS e o Conselho Tutelar.
Neste 2025 registra-se o 25º ano de mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país.
O Brasil, ao estabelecer o dia nacional, oficializou a necessidade de ações contínuas e coordenadas para proteger crianças e adolescentes da violência sexual. A data alinha-se diretamente aos princípios do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que orienta as políticas públicas e ações em todo o território nacional, buscando prevenir, proteger e responsabilizar nos casos de violência sexual, promovendo uma cultura de proteção integral.
O objetivo da data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É urgente garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera marcadores sociais como as relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia (rural ou urbana), condições econômicas e fatores geracionais.





















