
Diante da grave crise enfrentada pelo setor agropecuário que veio da prolongada estiagem que atingiu o Oeste-Goiano, produtores rurais da região estiveram no gabinete da deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) para pedir apoio ao Projeto de Lei 320/2025, que prevê a securitização de dívidas agropecuárias.
No Senado Federal, eles entregaram um abaixo-assinado ao senador Pedro Chaves, suplente do senador Vanderlan Cardoso e ao Irajá Silvestre Filho, relator do Projeto de Lei 320/2025 na Comissão de Assuntos Ecônomicos (CAE) do Senado.
O documento, elaborado pelo Sindicato Rural de Iporá, Diorama, Israelândia e Amorinópolis, expressa o apoio ao projeto de autoria do senador Luís Carlos Heinze, que autoriza a securitização das operações de crédito rural contratadas até 30 de maio de 2025, incluindo dívidas de custeio, investimento e comercialização.
Segundo os produtores, além das perdas decorrentes das condições climáticas extremas, os elevados juros bancários têm comprometido ainda mais a capacidade de pagamento dos agricultores, colocando em risco a continuidade das atividades rurais na região.
“O PL 320/2025 traz uma proposta realista e viável, com prazos de até 20 anos e juros reduzidos. Isso pode significar a salvação financeira de milhares de famílias do campo e a retomada da produção em áreas severamente impactadas”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Iporá, Iron Campos Filho.
A proposta é direcionada aos produtores localizados em municípios com situação de emergência ou calamidade pública reconhecida legalmente, ou que tenham laudos técnicos comprovando perdas agrícolas significativas.
O movimento do oeste goiano mobilizações semelhantes já realizadas no Sul do país, em defesa de políticas públicas que considerem a realidade e as urgências do setor agropecuário. Os produtores pedem celeridade na aprovação da matéria tanto na CAE quanto no Plenário do Senado.