Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Caiado firma parceria com Instituto Natura no Goiás Todo Rosa

Parceria busca ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama e capacitar, além de profissionais da saúde, os agentes comunitários

Caiado fala da importância do programa Goiás Todo Rosa, que tem por objetivo ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama e reduzir a mortalidade/Foto: Junior Guimarães e Hegon Corrêa

O governador Ronaldo Caiado assinou nesta segunda-feira (8/9), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, termo de cooperação com o Instituto Natura para apoiar o Programa Goiás Todo Rosa, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O programa tem o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama e reduzir a mortalidade, fator comemorado pelo governador.

“Goiás é, mais uma vez, pioneiro em políticas públicas que salvam vidas. Com o apoio do Instituto Natura, vamos ampliar o Programa Goiás Todo Rosa e oferecer às mulheres goianas ainda mais acesso ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento especializado no combate ao câncer de mama e de ovário. Essa é uma ação concreta do nosso governo, que une ciência, responsabilidade social e cuidado com as famílias goianas. Nosso compromisso é com a vida.”

A capacitação profissional, de acordo com a médica mastologista e técnica responsável pelo Goiás Todo Rosa na Secretaria de Saúde, Rosemar Macedo Sousa, é um “estímulo para que amplie a cobertura de mamografia”. “Muitas mulheres têm medo de fazer o exame, então nós não estamos fazendo capacitação apenas para médicos e enfermeiros, mas também para o agente comunitário”, disse.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo, destacou a importância da parceria do Estado de Goiás com o Instituto Natura na construção da política estadual e os compromissos quanto à prevenção e organização de assistência e linha de cuidado dos pacientes que sofrem com a doença. “Hoje nós fazemos o rastreamento de oito genes, então a gente tem a possibilidade de prevenir não só câncer de mama, mas outros tipos de câncer também”, explicou.

A superintendente do Instituto Natura, Maria Slemenson, ressaltou que busca a parceria com o estado para a diminuição da mortalidade das mulheres por câncer de mama. “Goiás já desponta no Brasil como estado de referência no enfrentamento, no cuidado das mulheres, na atenção à saúde das mamas. O Instituto Natura vem fortalecer a política Goiás Todo Rosa para que a gente possa dar passos ainda mais consistentes nessa temática”, frisou.

Conforme informado pela gerente do Instituto, há um planejamento de implementação de formação para os agentes que vão fazer a mamografia, desde o posicionamento das mulheres até a leitura do exame. “A ideia é que juntos a gente construa esse trabalho. Quando a gente fala da taxa de cobertura mamográfica do estado de Goiás é um grande desafio a gente entender qual é a realidade do estado, porque no fim do dia quem tem que passar esse dado é o município”, finaliza.

Goiás Todo Rosa
O Goiás Todo Rosa tem a missão de transformar a jornada da paciente oncológica no estado, garantindo às mulheres goianas e seus familiares o acesso ao painel genético para câncer de mama e ovário hereditário. Goiás foi o primeiro estado a oferecer a tecnologia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), disponível na UFG.

O teste genético já foi realizado por 533 pessoas, com uma taxa de 30% de positividade, possibilitando estratégias de tratamento e prevenção mais eficazes e personalizadas. O programa também conta com as ações de capacitação para profissionais da atenção primária e especializada com foco no câncer de mama, atividades que já aconteceram nas cinco macrorregiões do estado.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro
caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro