A nosso pedido, o cronista esportivo Professor José Rosa fez uma avaliação de momento do cenário matemático do Campeonato Goiano com relação ao que pode acontecer com o Iporá Esporte Clube. José Rosa é narrador esportivo na Rádio Nova Onda e está acompanhando o campeonato.
No exercício da matemática, levando em conta o que o Lobo Guará tem em pontos, o que os adversários possuem e as duas rodadas que restam, pode-se afirmar que as chances do Iporá ser rebaixado são pequenas. Apenas 13,3% em possibilidade do time cair para a segunda divisão. Isso só ocorre se Iporá não vencer nenhuma das duas partidas que restam e o Goiatuba, rival mais próximo vencer seus dois jogos e ainda contar com saldo de gols favoráveis em relação ao Iporá.
Os dois jogos do Iporá que restam são: contra o Atlético (fora) e com a Aparecidense (em casa), na última partida desta fase classificatória. “Basta obter um ponto a mais e não se cogita mais rebaixamento em hipótese nenhuma”, afirma o professor José Rosa.
O professor calcula também as possibilidades de classificação para a fase seguinte, que são reais, em percentual de 63,3%. Matematicamente, há mais possibilidades de se classificar do que não, avalia José Rosa. O restante de percentual é para manutenção na elite do futebol goiano, sem rebaixamento e sem avanço para a fase.
Confira, a seguir, os números atuais do campeonato no grupo B: