
O deputado federal por Goiás, Rubens Otoni, acaba de ver vitoriosa uma luta que é dele desde muito tempo. Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias conquistam agora o direito à aposentadoria.
A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos de votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/21, que concede aposentadoria integral e com paridade a agentes de saúde e de combate a endemias que sejam servidores públicos, além de menor idade para se aposentar. A proposta será enviada ao Senado.
Para Rubens Otoni, que lutou muito por isso, essa é uma grande vitória para os agentes comunitários de saúde e também para os agentes de combate às endemias.
Rubens Otoni acompanha a luta dos agentes comunitários de saúde e de endemias desde o primeiro governo Lula, quando ajudou a garantir, em lei, o reconhecimento desses profissionais como trabalhadores da saúde pela União, pelos estados e pelos municípios.
Essa vitória fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e faz justiça a toda a categoria. Otoni afirma que continua junto com os agentes comunitários de saúde e de combate as endemias, trabalhando para garantir dignidade e valorização no importante trabalho que realizam todos os dias.