
A defesa de tarifa zero no transporte público é outra luta do deputado federal Rubens Otoni, que trabalha em Brasília para tornar o projeto realidade.
O deputado é coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana e vice-presidente da Frenlogi (Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura), e tem atuado em Brasília para criar as condições políticas e legais que tornem possível a adoção do transporte público gratuito em todo o país. Segundo Rubens Otoni, essa é uma mudança que exige planejamento, compromisso e vontade política.
“Tudo na vida um dia foi um sonho. É preciso sonhar, criar as condições e trabalhar para que se torne realidade.”, afirmou o deputado.
A situação do assunto no Congresso é a seguinte: o PL 2.121/2024 é a matéria mais relevante a nível nacional. Foi apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) e institui o “Programa Tarifa Zero”.
o A proposta prevê que os municípios possam aderir voluntariamente ao programa.
o Para os trabalhadores municipais que aderirem, seria fornecida uma credencial, sem limite de viagens, dias ou horários.
O financiamento é um ponto central: o texto prevê uma contribuição de empregadores para custear o sistema, com a dispensa do pagamento de vale-transporte para os beneficiados.
O deputado Rubens Otoni acompanha atentamente cada passa do assunto no Congresso Nacional.
