Dois municípios da região do Oeste Goiano estiveram com menos de 50% de vacinação e por isso a situação é crítica e com riscos de doenças. São eles Baliza e Moiporá. No ano passado, Baliza vacinou apenas 12% em poliomielite e 40% em tríplice viral. Em Moiporá, a vacinação foi de 43,73% em poliomielite e 93,75% em tríplice viral. Nos casos de vacinação abaixo de 50% a população fica exposta a riscos. Outros municípios em Goiás em situação crítica são: Ouro Verde, Novo Planalto, Abadiânia, Faina e Portelândia. No Brasil todo existem 312 municípios com cobertura vacinal baixo de 50%.
Este municípios com baixa porcentagem de vacinação devem adotar medidas para garantir a abrangência das vacinas, como acompanhamento de crianças para verificar a caderneta da vacinação em dia. As escolas também deverão ser chamadas para colaborar neste controle.
A vacina tríplice viral, uma das que deixaram a desejar em alguns municípios, é aquela que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. As cidades com baixa imunização entram para o grupo de alto risco. Estes dados sobre vacinação foram apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde, cujo titular é Leonardo Vilela. Ele não escondeu a preocupação sobre a possibilidade do reaparecimento destas doenças infecto-contagiosas causadas por vírus, que podem provocar graves sequelas, como paralisia (poliomielite) e lesão cerebral (sarampo).