Resultado conquistado no Prisma Fiscal do Ministério da Fazenda comprova solidez técnica das projeções do Instituto Mauro Borges

O Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB) conquistou o 1º lugar no Pódio de Curto Prazo do Prisma Fiscal, na variável Resultado Nominal do Governo Central, referente ao período de junho a novembro de 2025. O resultado consta em ranking mensal produzido pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, que compara a precisão das projeções fiscais realizadas por instituições públicas e privadas de todo o país.
Na prática, o Prisma Fiscal funciona como um termômetro de credibilidade técnica, indicando quais instituições conseguem antecipar com maior precisão os resultados fiscais do governo federal.
O Prisma Fiscal é uma das principais referências nacionais para o acompanhamento das expectativas fiscais, reunindo projeções de bancos, consultorias, fundos e órgãos públicos. Na prática, o desempenho do IMB na liderança do ranking evidencia elevada capacidade técnica em uma das variáveis mais sensíveis para a avaliação da política fiscal brasileira.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, o resultado evidencia a importância estratégica do IMB para a formulação de políticas públicas em Goiás. “A conquista do 1º lugar no Prisma Fiscal demonstra o alto nível técnico do IMB e reforça seu papel estratégico dentro da Secretaria-Geral de Governo. Ter um órgão com essa capacidade analítica fortalece a tomada de decisões, amplia a credibilidade das informações econômicas do Estado e contribui para uma gestão pública mais eficiente e baseada em evidências”, afirmou.
Diretor-executivo do IMB, Erik Alencar de Figueiredo reafirma a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe técnica do Instituto. “Esse reconhecimento atesta a elevada capacidade preditiva do Instituto Mauro Borges em uma das variáveis fiscais mais sensíveis do país — o Resultado Nominal do Governo Central. Trata-se de um indicador importante para a avaliação da sustentabilidade das contas públicas, amplamente acompanhado por formuladores de política econômica e pelo mercado financeiro”, destacou.
O relatório completo pode ser acessado no site do Ministério da Fazenda (link: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/relatorios-do-prisma-fiscal/podium-mensal-de-curto-prazo/2025/podium-mensal-curto-prazo_junho_2025-a-novembro_2025.pdf/view)
Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás
