Após dois anos à frente da pasta, Rudson Guerra deixa o cargo por motivos de interesse pessoal

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, deixou o cargo nesta sexta-feira (06/02), após dois anos à frente da pasta. A saída ocorre por motivos pessoais, em virtude da legislação militar, e encerra um ciclo marcado por projetos de reestruturação e expansão de políticas esportivas no estado. A gestão passa a ser comandada por Nilton Cézar Moreira, que desde março de 2024 ocupava o cargo de superintendente de Segurança e Infraestrutura Esportiva da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Major da Polícia Militar de Goiás, Rudson Guerra integrava a secretaria desde a sua criação, em 2019, no início da primeira gestão do governador Ronaldo Caiado. Ele iniciou a trajetória como superintendente de Segurança e Infraestrutura Esportiva, função em que coordenou a recuperação e modernização de praças esportivas em diferentes regiões do estado.
“Fiquei muito lisonjeado e orgulhoso de ter sido escolhido pelo governador Ronaldo Caiado e pela nossa primeira-dama, Gracinha Caiado, para assumir como secretário de Esporte e Lazer e dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. Encarei como um desafio e uma missão, que entendo que foram bem cumpridos. Trabalhamos pela recuperação da infraestrutura, projetos e programas esportivos, sempre focando também no atendimento social e em uma gestão humanizada, que é a grande marca do Governo de Goiás”, analisou Guerra.
Entre as principais ações do período, está a articulação para o retorno da MotoGP a Goiás. Guerra participou do projeto de candidatura do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, que garantiu ao estado a realização do Grande Prêmio de Goiás, previsto para os dias 20 a 22 de março, marcando a volta da principal categoria do motociclismo mundial após 37 anos.
“Após um trabalho árduo de interlocução e apresentação de um projeto robusto, em dezembro de 2024 tivemos a felicidade de poder assinar o contrato de cinco anos com a Dorna Sports, empresa detentora dos direitos comerciais da MotoGP. A realização da MotoGP vai ser o maior evento da história de Goiás, não só no esporte, mas também no ramo do entretenimento”, finalizou Guerra.
A gestão também avançou na concessão do Complexo Serra Dourada, com previsão de investimentos para modernização da principal arena esportiva do estado, além da consolidação de programas de inclusão e formação esportiva, como o Projeto Construindo Campeões, Copa Construindo Campeões, Copa Quilombola, Jogos Paralímpicos e Jogos Indígenas. Houve ainda a ampliação de políticas de incentivo ao alto rendimento, com programas como o Pró-Goiás Atleta e Pró-Goiás Esporte.
Novo secretário
Nilton Cézar Moreira é militar de carreira, com 24 anos de atuação na Polícia Militar de Goiás, onde ocupa a graduação de 2º sargento. Bacharel em Direito, integrou a Assistência Policial Militar da Secretaria de Estado da Infraestrutura entre 2023 e 2024. Em março de 2024, assumiu a superintendência de Segurança e Infraestrutura da Seel.
“Para mim é uma honra muito grande poder dar continuidade ao trabalho de gestão que vinha sendo realizado pelo secretário Rudson Guerra e por toda a equipe de servidores da Seel. Nestes dois últimos anos, eu pude acompanhar e contribuir com esse trabalho nas nossas praças esportivas, e agora estou pronto para cumprir o desafio de trabalhar a gestão esportiva em todas as suas áreas”, afirmou Nilton.
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – Governo de Goiás
