Na edição de hoje, quarta-feira, 13, do jornal Diário da Manhã, em sua página 7, há matéria de destaque para o iporaense Henrique Paixão, que é diretor na Agência Goiana de Esportes e Lazer (Agel). A matéria relata que o iporaense inovou no órgão ao fazer chegar aos municípios verbas para as práticas esportivas, com uso da Lei Pelé e dos programas existentes no Estado.
Ao repórter Rafael Zelmann, da editoria de esportes do DM, Henrique Paixão mostra que a elaboração de projetos encaminhados pelos municípios é a causa para verbas que estão sendo liberadas desde o mês passado (outubro). Foi criado em Goiás o Programa Esporte em Ação que descentraliza a aplicação de recursos da Lei Pelé. Já foram 170 municípios goianos beneficiados, em um total de 8 milhões de reais.
No final da reportagem, Henrique Paixão dá o exemplo de Iporá, que está recebendo 220 mil reais. Os recursos são para reforma do ginásio de esportes, implementação de atividades esportivas ou apoio aos clubes. Aildo Banana, conhecido desportista iporaense e funcionário do município que atua na área, também falou com a reportagem do DM. Ele elogiou as iniciativas da Agel. Cita que até então só o futebol vinha sendo mais praticado na cidade. Porém, a partir de agora, outros esportes também são destaques com os recursos que chegam para os projetos a serem desenvolvidos em bairros. Aildo Banana confessa que antes “tinha muita política envolvida e ficava impossível o acesso aos recursos”.