João Lucas e Sávio já tem pré—contrato com o São Paulo Futebol Clube, um dos maiores times do Brasil. Os dois garotos são de Iporá. Esse pré-contrato já dá a eles o direito de uma remuneração financeira mensal.
João Lucas e Sávio são grandes promessas do futebol brasileiro. A trajetória deles é de passagem pelo Atlético Clube Goianiense. Os dois estão alojados no São Paulo Futebol Clube (estado de São Paulo). Lá vivem, jogam futebol e estudam. Todas as despesas são daquele grande clube brasileiro, além do pré-contrato dar direito à remuneração. Por outro lado, estão profissionalmente presos a compromissos profissionais com o São Paulo.
João Lucas tem 14 anos. É filho de Alsuene de Souza Vilela e Valdivino Pedra, um entusiasta da carreira do filho e que não mede esforços para dar a ele condições para a prática do futebol rumo ao profissionalismo. Em ocasião de folga em Iporá, a reportagem do OG falou com o garoto. Percebe-se nele muita vontade de fazer uma carreira profissional. Ele diz que o São Paulo dá boas condições para essa fase da vida que é preparação. João Lucas é atacante. Tem excelentes características como jogador. Quem já o viu jogar futebol percebe, principalmente, a eficiência nas arrancadas rumo ao gol e no controle de bola nos pés. Além da aprovação no São Paulo, onde está alojado desde o início do ano, João Lucas passou por um teste também no Desportivo Brasil, uma empresa que seleciona garotos para o Manchester United, da Inglaterra. A família preferiu que o garoto fique no Brasil.
Sávio Ribeiro de Oliveira
Neste sábado passado, 12, ainda em recesso de Copa do Mundo, quando estava de férias em Iporá, a reportagem do OG falou com Sávio Ribeiro de Oliveira, de 15 anos. Ele é filho de Cleiber Batista de Oliveira (Ventania) e Vanaídes Ribeiro Dias Oliveira, sócio-proprietários das Drogarias Rede União.
Sávio contou ao Oeste Goiano sobre sua vida em São Paulo, longe dos pais. Afirma que gosta de futebol e quer se dedicar muito para essa carreira profissional. Assim como João Lucas, também elogia o que o São Paulo oferece como condições para a formação de craques. Ele treina em um período e estuda em outro. Sávio é uma categoria acima do João Lucas. Tem 15 anos e joga no Sub-15, time que está na disputa do Campeonato Estadual. Inclusive, em primeiro lugar em seu grupo.
Sávio Ribeiro é meia atacante. Tem grande talento. Seus pontos fortes são o drible e o chute. O pai, Cleiber Ventania, é também entusiasta. Dá o apoio que o filho precisa. Assim como a família de Valdivino Pedra, pai de João Lucas, também a sua suporta a ausência dele. Eles, esses pais entusiastas, fazem isso em troca de um ideal que está perto de se concretizar. Daqui alguns anos os garotos poderão estar atuando como jogadores profissionais no São Paulo ou em qualquer outro grande time brasileiro. O que já conseguiram é um fato raro! Cleiber Ventania, pai de Sávio, diz que, nessa luta de apoio ao filho, deve gratidão ao Valdivino Pedra, pai do João Lucas, que o ajudou e o motivou quando ainda os meninos atuavam no Atlético Clube Goianiense, em Goiânia, e precisa de acomodação naquela capital. Sávio, o atleta, lembra também da gratidão ao Anízio Alves de Oliveira, o Anizinho, o primeiro a ensinar e a incentivar em tempos de escolinha de iniciação esportiva em Iporá.