Jorge Tadeu, Superintendente do Incra em Goiás, estará em Iporá nesta quinta-feira, para uma audiência pública que, às 19 horas, debate assuntos ligados ao movimento de reforma agrária na região do Oeste Goiano. O principal assunto diz respeito a política de desapropriação e aquisição de áreas para assentamento de famílias de sem terras.
Em municípios do Oeste Goiano existem cerca de cinco fazendas que estão em fase de vistoria para que sejam desapropriadas pelo Incra e, em seguida, para que possam servir para abrigar os que estão hoje acampados, na espera de terras. Um desses grupos de sem terras (25 famílias) está nas margens da GO-060 e próximo ao Rio Caiapó. Existem acampados também em Jaupaci e outros municípios da região. Outro assunto da audiência pública será a demarcação com precisão dos lotes do Assentamento Padre Nilo, localizado na divisa dos municípios de Iporá e Amorinópolis, já ocupados e em pleno uso produtivo da terra.
Vereador Paulo Alves apóia a aceleração desse processo de assentamento de famílias
O vereador petista Paulo Alves de Oliveira foi acionado por acampados para que atuasse politicamente para acelerar o andamento dessa ação de reforma agrária na região. Os sem terras consideram que as ações do Incra têm sido lentas. O vereador, acompanhado de Edsom Messias, liderança dos trabalhadores rurais, esteve em Brasília, na direção nacional do Incra, solicitando agilidade nos processos de reforma agrária na região do Oeste Goiano.
A vinda de Jorge Tadeu, superintendente do Incra em Goiás, ocorre dentro dessa nova dinâmica que está sendo dada para permitir o acesso às terras. Também o deputado estadual Luís César Bueno (PT) estará presente. Ele é outro que tem atuado para facilitar o diálogo com o Governo Federal, incluindo no contato ao Incra. Luís César Bueno também acompanhou o vereador Paulo Alves na visita ao Incra nacional, em Brasília.