Aumentar a produtividade de leite tem sido meta perseguida por produtores da região do Oeste Goiano. Assim como no município de Iporá, também em Israelândia o Programa Balde Cheio está sendo incrementado. De iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) esse programa tem sido praticado em várias bacias leiteiras.
Nesta segunda-feira, 19, na Fazenda Matrinchã, município de Israelândia, teve evento alusivo ao desenvolvimento do Programa Balde Cheio. Foi na propriedade do senhor Antônio Rosa Pires (Toninho), onde se reuniram os 17 produtores envolvidos no programa. É de iniciativa deste produtor a vinda para Israelândia dessa inovação que altera os métodos tradicionais para a lida com gado leiteiro e com pastagens.
Desde junho que o Programa Balde Cheio vem sendo implementado no município. Além de produtores de Israelândia, conta também com dois de Fazenda Nova e um de Jaupaci. A Embrapa cedeu o know-how para que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás pudesse implementá-lo no Estado. Este órgão enviou à Israelândia o senhor Koiti Komura, que desde junho orienta os produtores rurais. Essa tarefa de se implantar em propriedades rurais as técnicas do pasto rotacionado, uso de cerca elétrica, de piquetes, correção de solo e aperfeiçoamento genético do gado conta também com um técnico em agropecuária que é especialista no assunto. Ele é o engenheiro agrônomo Carlos Eduardo, palestrante do Senar, que esteve em mais uma oportunidade de atualização dos conhecimentos, na manhã do dia 19, quando falou aos produtores, afiançando-lhes de que se realmente obedecidas as regras do Programa Balde Cheio a produtividade de leite irá aumentar.
Outro que está atuando diariamente no Programa Balde Cheio, sob a coordenação do Senar, é o recém formado técnico em agropecuária, Jader Pereira da Silva Filho, egresso da primeira turma de formandos do IF Goiano – Câmpus Iporá. A atuação dele, nas visitas às propriedades, tem a ver com o apoio da Prefeitura de Israelândia que o remunera para tal. Um rateio entre os participantes do Programa também reforça o seu salário. O prefeito Aílton Severino Aguiar (PMDB), que é também produtor rural, está entusiasmado com o Programa Balde Cheio que visa incrementar a produtividade de uma das fontes de riquezas do município. O prefeito delegou ao seu secretário de agricultura, Rubenslei Borges Ribeiro, que dê total apoio aos produtores, inclusive, com transporte de calcário para correção das pastagens.
O Sindicato Rural de Iporá, por meio de seu presidente Amarildo Martins Mariano e do mobilizador para cursos, João Marcos, estão também apoiando a iniciativa, afinal, Israelândia agora é também extensão de base da entidade sediada em Iporá. Na sua fala, na reunião do Programa Balde Cheio, o presidente do Sindicato Rural manifestou seu apoio. Hoje o Sindicato tem uma sala de extensão de base dentro da Prefeitura de Israelândia e que serve para todos os demais assuntos relacionados ao segmento rural.