Programação contempla capital e interior com cinema, artes visuais e shows. Cine Cultura, Centro Cultural Octo Marques e Museu da Imagem do Som estão entre os destaques

A agenda cultural deste fim de semana (25 e 26/04) em Goiás reúne uma série de atividades que contemplam diferentes linguagens artísticas e públicos variados. Com programação distribuída entre a capital e cidades do interior, as atrações incluem sessões de cinema, exposições de arte e museus históricos, ampliando o acesso à cultura em diversos espaços.
No Cine Cultura, são quatro estreias: entram em cartaz as produções brasileiras inéditas “Papagaios”, de Douglas Soares, e “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos, além dos relançamentos em 4K dos clássicos internacionais “Suspiria” (1977), de Dário Argento, e “Betty Blue” (1986), de Jean-Jacques Beineix. Permanecem em exibição os filmes “O Drama” e “O Estrangeiro”, e as últimas sessões de “Barba Ensopada de Sangue”, no domingo (26), e “Caso 137”, que se despede na terça-feira (28). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com pagamento em dinheiro ou via Pix.
Já no Centro Cultural Martim Cererê, a banda Terno Rei se apresenta no sábado (25), comandando a Seletiva do Porão do Rock com a participação de outros 10 grupos, que estarão concorrendo a uma vaga no line-up do Porão do Rock. O evento começa às 14h30, e a atração principal sobe ao palco às 20h40. Os ingressos estão à venda na plataforma 101Tickets.

Exposições artísticas
No campo das artes visuais, o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) apresenta a coletânea fotográfica “O Grande Caminho Inca”. A mostra reúne 35 imagens sobre o Qhapaq Ñan, um complexo sistema de caminhos que articulou povos do Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Argentina, evidenciando a riqueza ancestral que ainda hoje conecta comunidades e tradições da América Latina. A visitação é gratuita e segue aberta até o dia 23 de maio. O MIS funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Já no Centro Cultural Octo Marques, continuam em cartaz as exposições “Ainda Assim Por Isso Mesmo”, de Marcelo Solá, e “Hidrolands Grafisch Atelier”, com obras de artistas ligados à editora fundada pelo próprio artista. O público pode conferir cerca de 90 obras, entre desenhos de grandes e pequenas dimensões, mural e trabalhos que exploram diferentes técnicas e suportes. As mostras são abertas ao público e estão disponíveis para visitação todos os dias, das 9h às 16h, até o dia 6 de maio.
Museus
O Museu Pedro Ludovico preserva ambientes, mobiliário e objetos que ajudam a contar parte da história da construção de Goiânia e da vida cotidiana da família do fundador da capital goiana. O museu funciona de terça a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e os interessados em conhecer a coleção histórica devem agendar suas visitas via telefone (62 3201-4678) ou e-mail (museupedroludovico@goias.gov.br).
E a programação também engloba o interior do estado: o Palácio Conde dos Arcos segue aberto à visitação na cidade de Goiás, oferecendo ao público um acervo que retrata a trajetória histórica, política e cultural do estado. O palácio recebe visitantes de terça-feira a sábado, das 7h às 17h, e também aos domingos, das 8h às 13h.
Com atividades gratuitas e acessíveis, a agenda cultural da Secult Goiás reforça a diversidade e amplia as possibilidades de lazer e formação para diferentes públicos ao redor do estado.
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás
