Seguem informações sobre atividade recente da Coordenação e Grupo de Trabalho da divulgação das ações do Médio Araguaia
A Coordenação do Território Médio Araguaia vai concentrar a agenda de atividades no primeiro semestre tendo em vista o calendário da Copa e das eleições deste ano.
Além da Plenária para discutir a recomposição do Colegiado em 9 de abril, o Grupo deve realizar outras quatro ações maiores até junho: a aprovação do investimento do Pronaf Infra-estrutura 2014, o 1º Encontro de Cooperativas do Médio Araguaia(29 e 30 de abril), Seminário de Formação de Conselheiros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável-CMDRS (7 a 9 de maio), Seminário sobre relações de gênero no Colegiado Territorial, o 1º Encontro de Prefeitos, que deve coincidir com a entrega de máquinas do PAC2.
Além destas ações, o coordenador Valdeson Teles propõe afinar as relações do Colegiado com as instituições parceiras, sugerindo que no primeiro momento o diálogo seja ampliado também com a Delegacia do MDA em Goiás, a Emater e a Secretaria de Agricultura do Estado.
As ações prioritárias foram definidas a partir de uma reunião realizada na última terça e quarta-feira, na UEG-Iporá, apoiada pelo Instituto Brasil Central(Ibrace) e Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Colegiado do Território Médio Araguaia é formado por cinco representantes de cada um dos 21 municípios que integram o Território: 3 de organizações da agricultura familiar e dois do poder público (prefeitura e órgão de assistência técnica).
A integração das políticas desenvolvidas pelo governo federal e as ações municipais visando o pleno desenvolvimento da agricultura familiar no Território são ao mesmo tempo a principal atividade e desafio dos agentes territoriais.
Até 28 de março deste ano, a Coordenação do Médio Araguaia pretende concluir a recomposição do Colegiado, buscando incentivar os municípios que ainda não indicaram seus representantes para que o façam até a 9 de abril. Representantes da Coordenação e a articuladora territorial, Silda Lorena, vão visitar todos os municípios do Território visando ampliar a integração territorial.
(Por Silda Lorena)