Uma enquete feita pelo Oeste Goiano nos últimos dias, em páginas deste site, mostrou que mais de 60% da população não abre mão do lado comercial da Festa da Padroeira. Ou seja, são a favor das barracas que comercializam na Avenida 15 de Novembro, bem como os serviços ali prestados na área de lazer: parque infantil e shows em ambientes fechados.
O site fez a seguinte pergunta:
O que você acha desse lado comercial da Festa de Maio? Beneficia ou prejudica?
Foram 63.51% a favor e 36.49% que se manifestaram contra. Foram 485 que se manifestaram nessa enquete. O resultado favorável pela comercialização e lazer reflete a multidão que o tradicional evento sempre atrai. Nesta ocasião de festa, além da frequência dos iporaenses, visitantes de várias cidades da região chegam para comprar e se divertir no evento. Nesse 2014 foi realizada a 68ª. Festa da Padroeira.
Na posição contrária à comercialização das barracas sempre se posicionaram os empresários do ramo de comércio da cidade. Por meio da CDL, sempre manifestaram que os barraqueiros, por venderem seus produtos na cidade livres de tributação, fazem as mercadorias chegar aos consumidores por menores preços. Com isso, muitas compras são realizadas. Ocorre uma grande evasão de divisas que, nos meses seguintes, é prejudicial para a cidade.