
Em uma operação voltada para o combate à comercialização de espécies protegidas, o Batalhão de Operações Ambientais (BPMOA), ligado ao Comando de Operações de Cerrado (COC), realizou uma apreensão significativa no município de Iporá. A ação ocorreu após o recebimento de denúncias sobre o comércio ilegal de pescado na região.
Durante a fiscalização no local indicado pelas denúncias, as equipes policiais localizaram aproximadamente 7 kg de pescado da espécie piraíba. A captura e a comercialização deste peixe são rigorosamente proibidas pela legislação ambiental vigente, visando a preservação da espécie nos rios da bacia hidrográfica.
Segundo as autoridades, o material apreendido já se encontrava fracionado em três partes, pronto para ser comercializado irregularmente. Diante do flagrante, o pescado foi confiscado e o responsável pelo local foi detido.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Iporá, onde foi autuado com base no Artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que penaliza a pesca, o transporte e a comercialização de espécies protegidas ou em períodos proibidos.
As forças de segurança reforçam a importância da participação da comunidade na preservação do meio ambiente e no combate a práticas predatórias. A população pode realizar denúncias de crimes ambientais diretamente ao Batalhão através do telefone/WhatsApp (62) 99611-2182. O sigilo do denunciante é garantido.

