Neste domingo, 28, em Iporá, na Mansão Verde, o dia foi de canto de curiós e bicudos em uma etapa do Campeonato do Centro Oeste Brasileiro.
A Sociedade Ornitológica de Iporá (Soripo), cujo presidente em Iporá é o médico Sérgio Falcão, fez uma boa organização para receber criadores de aves de diversas cidades dos estados do Brasil Central. Eram cerca de 200 gaiolas de curiós e bicudos. Cerca de 90% destes eram visitantes, o que fez a cidade ter um final de semana movimentado em seus hotéis e restaurantes.
Já é de costume a cidade de Iporá sediar uma etapa. Em cada um destas etapas, a competição faz somar pontos para o Campeonato do Centro Oeste, ora em curso. Em Iporá aconteceu a nona etapa. Dentre os pontuados, tem pássaro do médico Sérgio Falcão. Em Iporá, quase vinte criadores de aves estão ligados a Soripo.
A competição leva em conta o tempo de canto dos pássaros. Troféus foram entregues aos donos dos melhores animais. Estava em Iporá Pedro Neves que é presidente da Federação Ornitológica Goiana. Ele classificou como muito positiva a eliminatória de Iporá em razão de sua organização e resultado.
Também marcou presença em Iporá Luiz Alves Vieira, de Paraúna, um dos maiores criadores de pássaros cantores de Goiás. Ele é dono do famoso criatório Criolo Doido. Ele é bicampeão do Brasil Central. Em conversa com esta reportagem ele conta que a ornitologia é uma paixão de muitos. Seu criatório comercializa filhotes de cerca de 2 a 3 mil reais. Mas ele conta que um pássaro campeão em canto pode ter seu valor entre 30 e 50 mil reais.
RESULTADOS