Levando em conta que o crescimento de árvores na zona rural, sob redes elétricas, é das maiores causas de interrupção no fornecimento de energia elétrica, uma série de mutirões serão feitos para podas ou corte de árvores que estejam com a possibilidade de, em breve, causar danos à rede elétrica e o consequente corte no fornecimento de energia.
Quem tomou a iniciativa do mutirão foi o Sindicato Rural de Iporá Diorama e Israelândia. As Centrais Elétricas de Goiás (CELG) é empresa parceria dos produtores rurais nesse trabalho de prevenção. O primeiro mutirão já foi marcado para esta quinta-feira, dia 21 de janeiro. Eles chamam a esse trabalho de limpeza das linhas internas.
O primeiro mutirão, a ser realizado nesta quinta-feira, será na rede entre a torre de Palestina de Goiás e a região Rio Caiapó, numa extensão de 20 km de linha. Na área servida por esta linha faltará energia neste dia de mutirão. Segundo Adailton Leite, presidente do Sindicato Rural, esse primeiro mutirão servirá como experiência. O próximo mutirão deverá ser na região da PCH Mosquitão, no sentido rumo à região do Jacaré e contará com contribuição e orientação do empresário Sevan Naves.
O Sindicato Rural conclama aos produtores e toda comunidade regional para que ajudem nestes mutirões. De variadas formas é possível contribuir para o êxito de um trabalho que previne contra as interrupções no fornecimento de energia elétrica em fazendas da região.