A Secretaria do Meio Ambiente de Goiás – SECIMA – liberou a Licença Ambiental da piscicultura de tilápia da Triton Energia, no lago da PCH Mosquitão, no Rio Caiapó, na divisa de Arenópolis e Iporá.
Sevan Naves, empresário que agiliza o investimento, afirma que esse é um fato muito importante, pois trata-se de mais uma nova atividade sócio econômica, que atiçará ainda mais a combalida economia regional, a partir do aproveitamento sustentável do alto potencial desta região.
Segundo o empresário, é mais um valioso benefício provocado pela implantação dos lagos das pequenas centrais hidrelétricas – as PCHs, no oeste goiano. Este aproveitamento sustentável ambientalmente gerará não só a riqueza primária girando na economia regional, como centenas a milhares de empregos, com a instalação de toda a cadeia produtiva, mas atraindo importantes indústrias, como as fábricas de rações e frigorífico especializado. “A própria agricultura será estimulada para a produção de grãos, como insumos”, prevê Sevan Naves.
A boa produção, em um ambiente com águas apropriadas, definidas, após intensas pesquisas, utilizando alevinos vindos do município de Turvânia, de linhagem refinada e alta tecnologia e qualidade internacional, garantirá uma expansão sólida, a curto prazo, quando também poderão ser incorporados centenas de pequenos produtores, em cooperativas, ao longo das águas dos lagos das PCHs e mesmo do próprio Rio Caiapó. Afirma o investidor Sevan Naves que é importante relembrar que os alevinos de tilápia são inofensivos e assexuados e, por isto, não se reproduzem, o que impossibilitará qualquer perturbação à ictiofauna local, em caso de escape.
Ele destaca ainda que a piscicultura profissional e comercial, bem orientada tecnicamente, como está sendo executada, poderá arrefecer a intensa pesca predatória, que tanto vem dizimando a ictiofauna regional. Estudos mostram que esta região tem condições de ser, a médio prazo, exportadora da carne de peixe, que é a proteina mais consumida e recomendada em todo o mundo, superando a carne bovina, notadamente pela tendência da recomendação gastronômica, ao bem estar. Isto, sem contar com o mercado interno. Hoje, o consumo da tilápia está em expressiva expansão, notadamente no eixo
Goiânia/Anápolis/Brasília, pelo sabor e pela facilidade em atender aos mais requintados pratos. Aliás, a tilápia faz parte da história religiosa, pois foi o peixe da multiplicação dos pães e peixes, por Jesus Cristo.