Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Soja avança e rebanho bovino segue com mesmos números

O rebanho bovino continua sendo uma das principais forças do agronegócio em Iporá e segue ocupando papel importante na economia do município. Dados estatísticos do IBGE referentes a 2024 mostram que a cidade possui atualmente 121.014 cabeças de gado, número que permanece praticamente no mesmo patamar há alguns anos.

A estabilidade chama atenção porque, historicamente, a pecuária sempre teve grande peso econômico em Iporá, tanto na produção de leite quanto na criação para corte. Apesar do surgimento de alguns sistemas de confinamento e investimentos em novas técnicas de produção, o rebanho não tem apresentado crescimento significativo.

Uma das explicações para esse cenário está na transformação do uso das terras do município. Nos últimos anos, a expansão do cultivo de soja passou a ocupar áreas que antes eram destinadas às pastagens. Dentro dos mais de mil quilômetros quadrados do território de Iporá, a agricultura vem ganhando espaço, reduzindo a disponibilidade de áreas para a ampliação da pecuária tradicional.

Mesmo com a mudança no perfil produtivo, o setor bovino continua sendo uma base importante da economia local. O rebanho de 121.014 cabeças mantém forte participação na geração de renda, movimenta propriedades rurais, impulsiona atividades ligadas ao leite e ao corte e sustenta uma cadeia econômica que envolve produtores, transporte, comércio e prestação de serviços.

Os números mostram uma nova realidade do campo em Iporá: a pecuária segue forte, mas agora divide espaço com o avanço agrícola. O desafio para os próximos anos será equilibrar o crescimento de diferentes atividades do agronegócio sem comprometer setores tradicionais que historicamente ajudaram a construir a economia do município.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

1-132
Chuva e ventos de até 60 km/h mantêm alerta em Goiás
DELE
Laudos apontam possíveis causas da morte de Maria Fernanda
1-121
Vanderlan presta contas e recebe apoio em Aparecida
1-120
Turismo do Estado cresce, mas região não acompanha
Screenshot_1
Cidade já tem quase um veículo por habitante
1-132
Chuva e ventos de até 60 km/h mantêm alerta em Goiás
DELE
Laudos apontam possíveis causas da morte de Maria Fernanda
1-121
Vanderlan presta contas e recebe apoio em Aparecida
1-120
Turismo do Estado cresce, mas região não acompanha
Screenshot_1
Cidade já tem quase um veículo por habitante