Iporá avança em receita do ICMS que está vigorando neste 2019. Município passa a ter coíndice de 0,2242439%. Ficou na 91ª. posição como o que mais se fortaleceu economicamente em 2017, o ano base para o cálculo
Assim como acontece em todo começo de ano, nova divisão na distribuição do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é feita. Alguns municípios ganham receita e outros passam a ter repasses menores. Isso leva em conta os dados econômicos do município no ano de 2017. Quem esteve se fortalecendo naquele ano, leva vantagem na distribuição de recursos. É o caso de Iporá.
Iporá teve até 31 de dezembro passado um coíndice que vigorou em 0,2170599%. Agora, avançou para 0,2242439%. O crescimento foi de 3,3%. Iporá ocupava em Goiás a posição de nº 84. Agora, é dono da posição de nº 82.
O avanço de Iporá no coíndice se deve ao fortalecimento do comércio. A área agropecuária também teve um pequeno avanço. O ICMS é a segunda maior receita em transferência corrente de recursos, só perdendo para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Para se chegar a renovação de valores do Coíndice é feito um trabalho com uma comissão com diversos representantes. A Secretaria Estadual da Fazenda conta com representantes de entidades municipalistas, da Assembleia Legislativa e do próprio Governo.