Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 82% dos produtores rurais do município de Iporá não recebem assistência técnica. A informação está na página do IBGE que mostra assuntos econômicos relacionados a Iporá.
Em município onde o poder público não tem uma secretaria para a área, isso está fazendo falta, como é lamentável também que certamente o poder público em nível estadual ou federal também não estão presentes para transferir aos que produzem os conhecimentos necessários para incremento da produção.
Os dados do IBGE citam dentro das fronteiras de terras iporaenses, em 1.026,384 km2, que são 963 produtores rurais. Enquanto 82% não recebem orientação técnica, cerca de 18% disseram que sim, que fazem cultivos ou criação de animais com base em orientações recebidas.
Destes, 707 não fizeram adubação. Em compensação o uso de agrotóxicos não está tão presente. São 747 que disseram que não fizeram uso de agrotóxicos. São 77.386 hectares em cultivo de alguma atividade econômica. Os dados são do ano de 2017.