Ao se debater em enquete as razões porque em Iporá não são gerados empregos, a grande maioria debita ao prefeito da cidade a culpa por isso.
Na opinião de 60% dos que manifestaram em uma enquete no site, o maior culpado por isso é quem administra a cidade, que teria que ir em busca dos investidores que estão a abrir empresas em cidades do interior.
Esse é um problema histórico em Iporá. O mercado de trabalho sempre foi muito restrito, sem jamais a cidade receber uma grande empresa, que gerasse centenas de oportunidades de trabalho.
Sem gerar empregos, os moradores acabam mudando da cidade, principalmente os mais jovens, na direção de cidades maiores: Rio Verde, Goiânia e até para fora do Estado. Muitas famílias mudaram para o Estado de Mato Grosso e para o norte do país.
Em quase quarenta anos, a população de Iporá aumentou menos de 5 mil habitantes. No censo do ano de 1980, Iporá tinha 27 mil habitantes. Atualmente, pouco mais de 31 mil habitantes.
Na enquete feita pelo Oeste Goiano outra razão apontada para a não geração de empregos em Iporá é a falta de incentivo do poder público para que as empresas já existentes na cidade possam crescer e ampliar a geração de empregos. São 21% dos internautas que apontam esta causa.
O resultado completo da enquete é o seguinte:
Por que não se gera empregos em Iporá?
60.44% – Porque o prefeito não vai em busca de investidores
21.98% – Porque falta incentivo do poder público para ampliar empresas aqui já existentes
11.54% – Porque falta melhores leis locais de incentivo
4.40% – Porque empresas não vem já que falta na cidade mão de obra qualificada
1.65% – Porque o país está em crise